sábado, 26 de janeiro de 2013

ESTUDAR PARA CONCURSO PÚBLICO E OAB - TAREFAS DIÁRIAS



Como estudar para concursos públicos e OAB ? 
Essa pergunta me tem sido feita com muita frequência nesses últimos dias. Não sou nenhuma expert no assunto, mas já tem algum tempo (1 ano e meio) que venho me preparando para concursos públicos, ao menos já sei por onde começar. 
E então, como é que se começa? - Do começo!!!
O que eu faço?
1° Qual cargo me inscrevo?
Sou advogada, logo, procuro concursos ou para advogado ou para nível superior em geral, com uma observação, os concursos para nível superior geral são mais concorridos, logo, se tiver de escolher escolho para minha especialidade "advogada";
2° Escolha qual o concurso que você quer.
 Isso significa seletividade, e objetividade;
3° Não se atrapalhe com nada!! quando digo nada é nada.
Como assim? você deve estar se perguntando.
a) A vida de concurseiro é ESTUDAR, ESTUDAR  e ESTUDAR.
 As pessoas que não são concurseiras, acordam cedo, se arrumam, e vão trabalhar fora de casa para receber no final do mês um salário. O concurseiro é semelhante, se acorda cedo, tira o pijama e coloca uma roupa normal, e vai estudar seja no computador ou com o  livro, para num belo dia ser aprovado num concurso, com a diferença que o salário só vem após a aprovação, então a recompensa demora para chegas, mas CHEGA... SIMPLES ASSIM.

Se estiver cansado, reserve momentos para descansar. Faça aquilo que tem prazer, pois só estudar também atrapalha, as vezes o fato de você se divertir por algumas horas, as vezes vale mais do que passar um dia inteiro estudando e quando você voltar aos estudos estes irão render mais.

b) Eu (pessoalmente falando) me inscrevo para todos os concursos que posso, mas me dedico a apenas um. Escolha um e estude pra ele! 
Ai você me pergunta, "e eu vou só gastar dinheiro com inscrição, se não vou estudar pra prova?" Os atletas, tipo piloto de formula I, treinam na pista que vão correr, então qual é o nosso treino? A PROVA!!
 Então a ansiedade do dia nos preparam para a prova que estamos visando, vai chegar uma hora que aquilo é tão natural que você não irá se preocupar com todas as coisas que permeiam a prova, mas sim com a prova: chegar na hora, cheiroso (mal cheiro atrapalha na hora de fazer prova), já foi ao banheiro, comprou água, refri, biscoito (enfim, fez a feira, rsrsrs), trouxe a caneta,  identidade, se trouxe agasalho, se irá de ônibus, carona, taxi, onde estacionar, o percurso a ser pecorrido, o trânsito. Isso tudo são fatores que se não estiverem bem resolvidos pode atrapalhar a prova.

4° E como começo a estudar? Pegue o EDITAL.
Mas o concurso que eu quero não abriu, não foi divulgado o edital ainda? Procure por editais anteriores. Tipo, eu queria estudar para o Cartório aqui em Pernambuco, mas o edital não tinha saído  então procurei dos outros estados. Mas, aonde eu procuro? sites tipo PCI-Concursos ajudam muito, e tem outros bem legais.
Pegue o Edital, e organize-se, sempre retiro a parte dos assuntos e salvo em Word. ali você divide como quiser, segunda dia 01 de fevereiro: eu vou estudar Constitucional, Civil e Administrativo;
ai você vai destrinchando o edital.
segunda dia 01 de fevereiro:
CONSTITUCIONAL: 1) Constituição; 2) Principios; 3) Poder Constituinte e tentar fazer 10 questões sobre o assunto;
CIVIL: LINDB ( ler no Código)
ADMINISTRATIVO: Administração Pública, conceitos; principios; poderes
e por ai vai até o dia da prova
Como vou conseguir ler tudo? TENTANDO!!! Resumos e internet ajudam muito. Os resumos podem ser tirados de internet ou ser feito pelo próprio estudante/concurseiro. No meu caso criei meus próprios mapas mentais ( que são resumos), bom, mas pode comprá-los, já existem blogs que vendem, ou baixá-los neste blogger.
E continua durante o  resto da semana, quando digo semana, são todos os dias, de domingo a domingo, mesmo sabendo que no domingo pra mim, quase não dá pra estudar pois vou a igreja, então pra não perder assuntos, faço provas, ou questões.

Já PRA OAB, precisei reprovar 2 VEZES para entender isso: só preciso acertar 50% da prova para passar, na 1ª fase, ou seja, se dedique a 70% das matérias o resto vá a aulões e procure resumos resumidíssimos na net e aprenda bem... essas matérias que você vai estudar são as que você se identifica, e fixe bem ética e estatuto da OAB, ou seja, não precisa saber tudo mas ao menos a metade.

Se você não tem uma agenda, não quer comprar uma agenda, ou simplesmente tem tablet, que lhe acompanha 24 horas, ou vive no computador (feito eu), quem tem gmail tem a opção de utilizar sua agenda, é muito legal utilizá-la, só não a utilizo porque gosto de riscar em meus papeis, mas, ela é muito útil, dá até pra formar um grupo de amigos/estudos e compartilhá-la entre eles...
Fica a dica!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante para esse blogger, não deixe de comentar, e até mesmo apontar eventuais falhas. Desde já agradeço sua participação.